segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O SÉTIMO DIA


Muitos afirmam claramente que o sétimo dia, o sábado, dia em que Deus Descansou... abençoou e santificou” (Gênesis 2:1-3) e ordenou como dia de descanso (Êxodo 20:8-11), não é mais o dia a ser guardado.
Eles baseiam-se na tese que todos os mandamentos aparecem no Novo Testamento, exceto o sábado e que este dia foi para o povo de Israel, não mais para o tempo presente.
Entretanto, aparece 33 vezes no Novo Testamento (4 em Mateus, 6 em Marcos, 7 em Lucas, 4 em João, 9 em Atos e 1 em Colossenses, Hebreus e Apocalipse) passagens sobre o sábado, no qual ocorre uma única fala negativa referente ao sábado que está no livro de Colossenses 2:16 e neste caso, não se trata do sábado moral, mas sim, explicitamente do sábado cerimonial.
E por que guardar o sábado?
Primeiramente porque foi o dia em que Deus descansou, e Ele mesmo abençoou e santificou este dia (Gn 2:1-3).
Mas como diz as Escrituras Sagradas o eterno Deus não se cansa, nem se fatiga (Isaías 40:28) e o Senhor separou e descansou no sábado por alguns motivos:
· Por causa do homem – “E disse-lhes: o sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” (Marcos 2:27)
· Sinal entre Deus e os homens – “E também lhes dei os Meus sábados, para que servissem de sinal entre Mim e eles...” (Ezequiel 20:12); “E santificai os Meus sábados, e servirão de sinal entre Mim e vós, para que saibais que Eu sou o Senhor vosso Deus.” (Ezequiel 20:20)
· Memorial da Criação – “Entre Mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre: porque em seis dias fez o Senhor os Céus e a Terra, e ao sétimo descansou, e restarou-se.” (Êxodo 31:17)
· Memorial da Redenção – “Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido: pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasse o dia de sábado.” (Deuteronômio 5:15)
A Palavra de Deus nos afirma que o sábado é para ser guardado por concerto perpétuo (Êxodo 31:16) e que é um sinal de Deus e Seu povo para sempre (Êxodo 31:17).
E é muito interessante que o povo de Deus guardará o sábado até no Céu:
“porque, como os Céus novos, e a Tera nova, que Hei de fazer, estarão diante da Minha face, diz o Senhor, [...] E será que desde uma lua nova até a outra, e desde um sábado até outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.” (Isaías 66:22 e 23)
É essencial mostrar que o Pai guardou o sábado como foi visto acima (Gênesis 2:1-3), a virgem Maria guardou o sábado (Lucas 23:56) e os apóstolos e os discípulos também (Atos 16:13)
E Jesus, o nosso Salvador, também guardou o sábado e toda a Lei de Deus. Ele disse:
“Não pensei que vim revogar a Lei ou ou Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.” (Mateus 5: 17 e 18)
“... Eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.” (João 15:10)
Diante do exposto percebe-se que as Escrituras Sagradas asseguram a veracidade do dia de Sábado e que esse é o verdadeiro dia de guarda.
Sendo a Bíblia a única regra de fé das criaturas de Deus deve-se ter sempre este versículo em mente: “Antes importa obedecer a Deus do que aos homens.” (Atos 5:29)
Portanto, o povo de Deus é chamado à luz da Sua palavra a guardar o sétimo dia, o sábado do Senhor com a seguinte admoestação: “Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.” (Tiago 2:10)


Patrício Darvisson

Nenhum comentário: