quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

ISRAEL X PALESTINA - UMA GUERRA INEFICAZ

Uma guerra ineficaz
Mais um confronto entre Israel e os palestinos. Desde que Ismael nasceu houve desconforto na casa de Abraão, desde que Isaque nasceu, depois de Ismael, há conflito entre eles e os povos que deles descenderam.
Agora vemos uma guerra absurda e muito cruel, irracional, movida a ira. Israel, que perdeu seus referenciais morais que DEUS lhe dera, como estado moderno, tem uma estratégia para conflitos, não para a paz. Os palestinos, tem uma estratégia idêntica, e não pensam em paz.
Por quê isso? Simples, eles se odeiam, um quer ver o outro banido do mapa. Eles são uma família, mas nunca conviverão. Eles jamais se sentarão numa reunião para um acordo de paz. Se o fizerem, será para pouco depois empunharem suas armas na busca de eliminar, um ao outro. Um povo detesta o outro povo. Querem eliminar-se mutuamente.
Essa guerra, iniciada no final de 2008, precisamente no dia 28 de dezembro, é totalmente ineficaz. O seu motivo até é compreensível: buscar evitar os disparos de foguetes do Hamas sobre o território de Israel.
Mas por meio de uma guerra tão radical, desproporcional, Israel vai conseguir acabar com os ataques por meio de foguetes? Isso vai dar certo? Os palestinos da Faixa de Gaza, em torno de 1,5 milhão de pessoas, vivem num território que mede uns 45 km de comprimento por 6 km a 12 km de largura. Um pequeno pedaço de terra para muita gente. É uma das maiores densidades demográficas do mundo. Imagine lançar bombas num lugar assim densamente habitado. Morrem civis, crianças, mulheres, idosos. E os feridos são sempre em elevado número. Os viúvos, as viúvas, os órfãos que restam, sofrem, seus parentes e conhecidos desejam vingança. Isso leva a quê? A mais medo e mais ódio. Se matarem todos os militantes do Hamas, outros virão, pois a operação só aumentará a ira.
O que Israel conseguiu com a operação no Líbano, nos anos 80, contra a OLP de Yasser Arafat? Resultou no surgimento do Hesbollah, mais um grupo de radicais dispostos a se matarem contra um inimigo invencível. Aliás, esses dois povos, são um para o outro, inimigos invencíveis e irreconciliáveis. Eles jamais se perdoarão. Jamais um aceitará o outro, jamais coexistirão em paz. Então, o que fazer? Ninguém sabe. Naquela terra, onde JESUS nasceu, onde está Jerusalém, cidade do Templo de Salomão, de onde deveria iluminar a paz ao mundo, onde nasceu o menino JESUS, rei da paz, enquanto houver habitantes não haverá paz. De lá vem o espírito de guerra sobre o mundo. Irônico mas trágico e real. Um retrato dos efeitos do pecado sobre o ser humano.

Prof. Sikberto R. Marks
retirado do site www.cristovoltara.com.br

Nenhum comentário: